Kahal Kaddosh Zur Israel
Rabino David Crasto
Home
Contato
Inquisição
Revista
Rabino David Crasto

CURAÇAO

 Em 1654, David Nassi recebeu uma carta das autoridades holandesas, dando-lhe para fundar em Curaçao uma comunidade judaica. Ilha no mar das Antilhas, foi capturada em 1634 pela Companhia Holandesa das Ilhas  Ocidentais. Muito provavelmente, judeus refugiados de Pernambuco foram os primeiros a chegar. Uma importante e numerosa comunidade desenvolveu-se e prosperou em Curaçao. Atingiu seu auge no século XVIII. Construiu a Sinagoga Mikvé Israel e foi uma das maiores coletividades de judeus portugueses na América. Denominou-se a si prória de comunidade judaico-portuguesa, e ciosamente conservou usos e costumes lusitanos. Os nomes família e uso comum da língua  portuguesa constituem um legado histórico da maior importância. A comunidade existe até hoje, organizada e atuante. Na busca incessante dos Vivas e dos Eliaou, e já os havewndo encontrado em Amsterdã, uma pesquisa em Curaçao era absolutamente necessária. Ainda mais que, mui provavelmente, o nome da ilha seja uma corruptela de coração. A prosódia portuguesa não nega a origem. E, como a voz do coração não falha, lá encontramos os Vivas e os Eliaou. Seus ossos estão enterrados no velho cemitério judaico, e que suas almas descansem em paz. Lá estava David Bueno Vivas,  parente direto dos médicos Joseph Buenvo Vivas e Aron Bueno VIvas, de Amsterdã. 

Rabino Crasto:

   Constituíram a elite da coletividade judaica, e os seus descendentes espalharam-se pelo mundo afora.

   A emoção, o carinho, a saudade revelada nos epitáfios transmitem um tom poético que conforta as almas dos entes queridos que foram chamados para junto do Altíssimo. Merecem aqui figurar com testemunho histórico alguns deses epitáfios. 

HOMENAGEM:

ASSIM COMO SE..ENÕS..PARA NOUTRO LUGAR NASCER

ASSIM  TE AUSENTASTE DE NOS PARA NA GLÓRIA VIVER

ENTRE OS JUSTOS ESTAS BEMAVENTURADO

REVERENDO RAB: DAVID NAMIAS DE CRASTO

SETENTA E TRÊS ANNOS ADQUIRISTES

A MIKVE ISRTAEL SANTA CAZA.

TUA FALTA, PENA GRANDE CAUSA,

DE TEOS PROLES PARENTES E POVO AUSENTE

TUA MEMORIA LHES SERA SEMPRE PRESENTE

DURMA TEO ROSTO EM SOSSEGO NESTE LUGAR

ANCIAÕ MUITO RELIGIOSO E POPULAR

VIVA NO EDEN VOSSA BENDITA ALMA

IMPRERIO CELESTE TE RE..MOU

DE TEO POVO QUE TE "V"ENEGOU

         NESSES JUDEUS PORTUGUES EXILADOS QUE POVOARAM CURAÇAO, ESTÃO GRAVADAS ETERNAMENTE A LEALDADE AO JUDAÍSMO E A LEMBRANÇA DE PORTUGAL.

         FONTE: DAS FOLGUEIRAS DA INQUISIÇÃO ÀS TERRAS DO BRAISL.

                     A VIAGEM DE 500 ANOS DE UMA FAMÍLIA JUDIA.