Make your own free website on Tripod.com

Aluno: Eduardo Rodrigues de Moraes            Met. Ens. de Ciências            20/08/2001

 

Caracterização da Área de Ciências Naturais

 

 

 

 

Por que ensinar Ciências Naturais no ensino fundamental: Ciências Naturais e Cidadania e Ciências Naturais e Tecnologia

 

 

 


Quais são as atribuições do professor de Ciências Naturais?

 

            Dar lugar no ensino para a histórias das idéias científicas e a histórias das relações humanas. Orientar o trabalho para o conhecimento de fenômenos naturais, relacionar as diferentes óticas destes conhecimentos. Dar atenção a aspectos afetivos, de valores e atitudes. Orientar o caminho do aluno criando situações interessantes e significativos para o aprendizado deste. Selecionar, organizar e problematizar conteúdos de modo a promover um avanço no desenvolvimento intelectual do aluno, na sua construção como ser social. Interferir adequadamente para que o aluno desenvolva consciência da existência de diferentes sistemas para explicar um mesmo conjunto de fatos e fenômenos. Apresentar modelos, estimular discussões e comparações para que os alunos cheguem a construção dos procedimentos necessários.

 

Com base nos 3o, 4o, 5o. e 6o. parágrafos da p.34, diferencie conteúdos conceituais de procedimentos.

 

Conteúdos conceituais: definição de proposição para explicação de determinados fenômenos, fatos idéias, resultado, objetivo do trabalho científico.

 

Procedimentos: aqueles que permitem a investigação e o debate de fatos e idéias. Ex.: observação, experimentação, comparação, leitura e escrita, relacionamento entre fatos, organização de informações.

 

O que você entende por atitudes e valores?

 

Entendo como o procedimento educativo voltado a formação do relacionamento social do aluno em sua futura integração na sociedade produtiva.  A formação de suas atitudes (seu modo de exercer a cidadania, de usufruir do conhecimento adquirido) deverá estar de acordo com o objetivo educacional bem como a concepção de seus valores humanos e sociais.

 

Avaliação

 

            Acredito que as idéias com relação a avaliação apresentadas nos PCNs de Ciências possuem um caráter progressista no que dizem respeito com relação sua forma. Encarar o erro como parte do processo de aprendizagem e utilizá-lo para uma avaliação de dupla-mão, aquisição do saber x atuação pedagógica, constitui de certa forma um avanço com relação ao posicionamento tradicional da avaliação. Da mesma forma utilizar de no

 

Objetivos Gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental

 

            Deixei o ensino fundamental no ano de 1986, o qual já vai um pouco longe. Nesta época estudei em escolas municipais, estaduais e particulares nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em todos o enfoque fora o mesmo, uma metodologia tradicional mais voltada ao conteúdo do que a relação sócio-cultural dos alunos. Com relações a estas estes PCNs possuem um certo grau de avanço, não sabendo dizer portanto, pois não atuo como professor nos dias de hoje, se a prática pedagógica nas escolas correspondem ou não ao aqui proposto.

 

Blocos Temáticos: Seleção de Conteúdos

 

Os conteúdos devem ser compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual dos alunos; devem favorecer a construção de uma visão de mundo na qual o homem deve estar inter-relacionado com os demais elementos da natureza com um agente de transformação; devem ser relevantes do ponto de vista social.

 

Ambiente

 

A escola deve promover uma revisão dos conceitos empíricos enriquecendo-os com definições científicas. As questões relativas às transformações ambientais devem ser tratadas em conjunto com o tema transversal Meio Ambiente, levando em conta aspectos econômicos, políticos, sociais e históricos. A Ecologia, tratada com ciência interdisciplinar, deve ser vista como o principal referencia teórico para os estudos ambientais. Os fundamentos científicos devem servir de base para a formação de atitudes dos alunos. Questões social e economicamente importantes, tais como a reciclagem, não devem ser esquecidas.

 

Ser Humano e Saúde

 

O corpo humano deve ser visto com um “sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito”. Fazendo um paralelo com a natureza o ser humano deve ser encarado como um todo que possui as suas partes articuladas entre si. Problemas de carência alimentar, afetiva e social devem ser tratados como elementos que interferem no bom funcionamento do organismo. Apesar do corpo humano possuir um padrão comum cada pessoa deve ter sua individualidade valorizada e respeitada. O professor deve buscar o desenvolvimento de atitudes que visem aumentar o respeito e apreço pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais. Analisar a questão da saúde (equilíbrio dinâmico) tanto física, quanto psíquica e social. Retrabalhar noções historicamente concebidas dos alunos. Informar quanto ao perigo do consumo excessivo e dos objetivos das propagandas alimentares e farmacêuticas. Desenvolver nos alunos hábitos considerados sadios como questões de higiene pessoal e social. Trabalhar a sexualidade humana de forma respeitosa ao aluno e em concordância com os temas transversais Saúde e Orientação Sexual.

 

Recursos Tecnológicos

 

            Trata dos recursos materiais, energéticos, transformação destes recursos em produtos necessários à vida humana e equipamentos e processos envolvidos nesta transformação. Trabalhar com os alunos a compreensão da importância de tais recursos na sociedade brasileira e mundial. Analisar a questão de problemas sociais graves decorridos em virtude e apesar, de todo desenvolvimento tecnológico. Trabalhar com conceitos de matéria, energia, espaço, tempo, transformação e sistema. Problematizar questões para incorrer em uma série de análises científicas, como por exemplo: “De onde vem a luz das casas?”. Abordas a questão da utilização de recursos tecnológicos e suas implicações ambientais. Questões alimentícias, éticas, econômicas, políticas e sociais.